Papai balinês

Escolher o nome do meu filho está sendo um desafio. O que me conforta um pouco é que é a indefinição tem data para acabar…Não dá para ele sair da maternidade anônimo…Por bem ou por mal, caberá a mim e a mãe, a definição do nome do pequeno cidadão.

Em alguns momentos de crise, sugeri a minha esposa que adotemos uma linha mais orgânica, estilo sabonete de andiroba, contrária as imposições burguesas e que ao menos por um tempo chamemos  o nosso filho simplesmente de “menino”, para que ele tenha liberdade de escolha de seu nome quando crescer…Seria poético, mas concordo que significaria  começar nossa relação com ele de um modo um tanto omisso.

Reconheço que estou em uma fase que sinto muita inveja dos pais balineses. Sim, Bali, a ilha da Indonésia…Porque ? Em Bali não existem dúvidas…A tradição indica que o nome da criança é definido de acordo com a sua ordem de nascimento. O primeiro filho se chama WayanPutu ou Gede. Já o segundo filho se chama Made ou Kadek. O terceiro filho recebe o nome deNyoman ou Komang. O quarto, Ketuk. Se por acaso fosse uma menina, nada se alteraria. Bastaria acrescentar Ni na frente do nome, como, por exemplo, Ni Wayan.

E se a prole for grande e aparecer um quinto filho ? Basta repetir a sequência inicial. Acho que uma temporada em Bali seria providencial para me ajudar…

2 thoughts on “Papai balinês

Comente aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s